ERIKA/ FABIANE/ FLAVIA/ SUZANA
Abecedário
Minha gente
estou carente
e com dor de dente
Só não fico doente
porque conto esse cordel
que caiu do céu
O abecedário
não era ordinário
mas sim ao contrário
ele era legal
conhecia um pica-pau
que lia um cordel de casal
Ele tinha letras especiais
que viravam palavras legais
Agora vou te apresentar as letras
que não usavam muletas
faziam caretas
a ficavam pretas
a letra A ria
a B era alegria
a C fingia
a D sonhava
a E gritava
e a F chorava
a letra G odiava a B
a H adorava a A
a I não gostava de sair
a J era uma marmota
a K virava a letra A
a L gostava da outra L
a letra M é tagarela
a N é amarela
a O era um xodó
a P era um bebê
a Q falava “o quê?”
a R assistia Tom & Jerry
a H adorava a A
a I não gostava de sair
a J era uma marmota
a K virava a letra A
a L gostava da outra L
a letra M é tagarela
a N é amarela
a O era um xodó
a P era um bebê
a Q falava “o quê?”
a R assistia Tom & Jerry
a S era especial
a T era real
a U sentimental
a V era orgulhosa
a W era vaidosa
a X manhosa
A letra Y gostava de assistir Simpsons
A Z virava a V
E formava o ABCD
Que ajudava as pessoas a aprender
a ler
e a escrever
Quando você souber
o abecedário
vai crescer
a T era real
a U sentimental
a V era orgulhosa
a W era vaidosa
a X manhosa
A letra Y gostava de assistir Simpsons
A Z virava a V
E formava o ABCD
Que ajudava as pessoas a aprender
a ler
e a escrever
Quando você souber
o abecedário
vai crescer
e ter o seu salário
vai ser bom
sabe o que vai fazer?
Comprar um picolé da Kibon
Seja feliz igual sempre quis
mas não coma giz
sua professora vai precisar
para te ensinar
a ser honesto
e nunca deixar resto.
cordelista Débora Mc Quade
vai ser bom
sabe o que vai fazer?
Comprar um picolé da Kibon
Seja feliz igual sempre quis
mas não coma giz
sua professora vai precisar
para te ensinar
a ser honesto
e nunca deixar resto.
cordelista Débora Mc Quade
Conteúdo: Literatura de cordel/ Confecção de Cordel.
Turma: 2° série
Objetivos: Desenvolver o intelectual, a coordenação motora, estimular a criatividade e a linguagem escrita.
Desenvolvimento: Iniciaremos a aula explicando o que é um cordel, como se originou. Em seguida confeccionar um cordel, o qual será exposto em sala.
Atividades: Confecção de um cordel feito pelos alunos.
Recursos: Texto, cordão, grampos de roupa, papel e gravuras.
ADRIANA/ QUESIANE/ SONIA
PLANO DE AULA
CONTEÚDO: Reconhecer encontros consonantais. Aprimorar leitura e escrita.Valorizar os conteúdos aprendidos.
DESENVOLVIMENTO: Primeiramente iniciarei a aula com um texto informativo. Na seqüência eles farão as atividades de fixação que irão recortar em revistas encontros consonantais. Posteriormente montarão frases. Para finalizar farão leitura das frases.
RECURSOS: Revistas, sul fite, tesoura, cola e papel.
GABRIELA/ SILMARA
Conteúdo -> Mapas
· Ling. da sociedade e natureza;
· Ling. escrita e oral. Silabas;
Áreas do Conhecimento
· Linguagem oral e escrita;
· Estudo da Natureza e Sociedade.
Objetivos
· Estimular leitura ;
· Interatividade;
· Identificar os estados;
· Despertar a curiosidade dos estados.
Desenvolvimento
Iniciaremos a aula com explicações de onde surgiu e para que serve o estudos dos mapas. Logo em seguida distribuiremos um jogo em que cada um representara um estado, depois iremos recortar e colar em uma cartolina, em que este formara o Brasil. Este fará com que há interação aluno e professor.
Recursos
· Folha sulfite
· Tesoura
· Lápis de cor;
Avaliação
· Será feita através das atividades desenvolvidas
Áreas do conhecimento: Artes, Escrita e Oral
Conteúdo: História em quadrinhos
Objetivo:
Desenvolver a escrita, leitura e o uso da imaginação nos alunos.
Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando algumas figuras com diálogos feitos em quadrinhos, levaremos alguns gibis para que os alunos tenham mais contato com as historias em quadrinhos e após discutiremos o que cada um conseguiu aprender através das histórias.
Atividade:
Construção de uma história em quadrinhos com o assunto higiene pessoal.
Recurso:
Pen drive, TV, cartaz.
Avaliação:
Será feita observando a participação de todos na aula.
Referência:
SOUZA; Mauricio de. Turma da Mônica.
SOLANGE/ VALQUIRIA
CONTEÚDOS: Leitura, interpretação, escrita, arte.
OBJETIVOS:
. Estimular a criança a conhecer o meio em que vive.
. Conhecer a importância do meio ambiente.
. Aprender sobre a limpeza dos córregos.
DESENVOLVIMENTO:
. Leitura da reportagem do jornal.
. Slides sobre a limpeza dos córregos.
. Atividades de colagens de figuras de jornais. E desenho livre sobre o conteúdo.
RECURSOS:
. JORNAIS, ARTIGOS DE JORNAIS, TV, PEN DRIVE, FIGURAS SOBRE O ASSUNTO ETC...
FRANCIELLE/ GILMARA/ MARCOS/ ROSEMERI
*Conteúdo: Leitura, Interpretação, Escrita, Presidentes do Brasil
*Objetivos:
Perceber as mudanças ocorridas na forma de utilização da enciclopédia;
Conhecer a biografia dos presidentes do Brasil;
Desenvolver a linguagem oral;
Promover a socialização;
*Desenvolvimento:
*Levar os alunos até o laboratório.
*Realizar pesquisa em grupos sobre presidentes do Brasil, utilizando:
*1°Pesquisa enciclopédia (impressa)
*2°Pesquisa internet (on line – Wikipédia)
*Recursos:
Enciclopédia (impressa e on line).
DINA/ EDIANE/ FRANCIELE APª/ LUCILENE
KÁTIA/ LOANA/ VANESSA
Conteúdo:
Formas Geométricas.
Objetivo:
Reconhecer as formas geométricas;
Identificar as diversas formas existentes no seu dia a dia.
Desenvolvimento:
Iniciarei a aula mostrando alguns objetos comuns usados no dia a dia como bola, dado, etc., nomeando as diversas formas em seguida mostrarei como as formas geométricas estão presente ao redor usando a sala como exemplo, o quadro, as carteiras, o giz e até mesmo a própria sala. Em seguida passarei um texto informativo e algumas atividades para fixação encerrando a aula com um jogo educativo onde os alunos encaixarão cada figura geométrica no lugar correto.
Recursos:
Atividades em folha, jogo educativo.
Avaliação:
Através das atividades propostas.
ADRIANE/ JULIANA/ THAIS/ MARIA VILMA
Conteúdo:
Poluição Tabagista
Objetivo:
Incentivar os pequenos a dizer não ao cigarro e orientar os adultos a não fumar, explicar sobre os maléficos trazidos por ele (cigarro).
Desenvolvimento:
- Dividir a sala em grupos de 4 alunos
- Criarem propagandas sobre doenças causadas pelo cigarro
- Formarem propaganda de prevenção contra tabagismo
Recursos:
Usar caneta, papel e a criatividade.