TRABALHOS 3º SEMESTRE - 1º BIMESTRE


ERIKA/ FABIANE/ FLAVIA/ SUZANA





Abecedário

Minha gente
estou carente
e com dor de dente
Só não fico doente
porque conto esse cordel
que caiu do céu

O abecedário
não era ordinário
mas sim ao contrário
ele era legal
conhecia um pica-pau
que lia um cordel de casal

Ele tinha letras especiais
que viravam palavras legais
Agora vou te apresentar as letras
que não usavam muletas
faziam caretas
a ficavam pretas

a letra A ria
a B era alegria
a C fingia
a D sonhava
a E gritava
e a F chorava

a letra G odiava a B
a H adorava a A
a I não gostava de sair
a J era uma marmota
a K virava a letra A
a L gostava da outra L

a letra M é tagarela
a N é amarela
a O era um xodó
a P era um bebê
a Q falava “o quê?”
a R assistia Tom & Jerry
a S era especial
a T era real
a U sentimental
a V era orgulhosa
a W era vaidosa
a X manhosa

A letra Y gostava de assistir Simpsons
A Z virava a V
E formava o ABCD
Que ajudava as pessoas a aprender
a ler
e a escrever

Quando você souber
o abecedário
vai crescer
e ter o seu salário
vai ser bom
sabe o que vai fazer?
Comprar um picolé da Kibon

Seja feliz igual sempre quis
mas não coma giz
sua professora vai precisar
para te ensinar
a ser honesto
e nunca deixar resto.

cordelista Débora Mc Quade


Conteúdo: Literatura de cordel/ Confecção de Cordel.

Turma: 2° série

Objetivos: Desenvolver o intelectual, a coordenação motora, estimular a criatividade e a linguagem escrita.

Desenvolvimento: Iniciaremos a aula explicando o que é um cordel, como se originou. Em seguida confeccionar um cordel, o qual será exposto em sala.

Atividades: Confecção de um cordel feito pelos alunos.

Recursos: Texto, cordão, grampos de roupa, papel e gravuras.







ADRIANA/ QUESIANE/ SONIA




PLANO DE AULA


CONTEÚDO: Reconhecer encontros consonantais. Aprimorar leitura e escrita.Valorizar os conteúdos aprendidos.


DESENVOLVIMENTO: Primeiramente iniciarei a aula com um texto informativo. Na seqüência eles farão as atividades de fixação que irão recortar em revistas encontros consonantais. Posteriormente montarão frases. Para finalizar farão leitura das frases.

RECURSOS: Revistas, sul fite, tesoura, cola e papel.



GABRIELA/ SILMARA










Conteúdo  -> Mapas

·         Ling. da sociedade e natureza;
·         Ling. escrita e oral. Silabas;

Áreas do Conhecimento
·         Linguagem oral e escrita;
·         Estudo da Natureza e Sociedade.

Objetivos
·         Estimular leitura ;
·         Interatividade;
·         Identificar  os estados;
·         Despertar a curiosidade dos estados.

Desenvolvimento
Iniciaremos a aula com explicações de onde surgiu e para que serve o estudos dos mapas. Logo em seguida distribuiremos um jogo em que cada um representara um estado, depois iremos recortar e colar em uma cartolina, em que este formara o Brasil. Este fará com que há interação aluno e professor.

Recursos
·         Folha sulfite
·         Tesoura
·         Lápis de cor;

Avaliação
·         Será feita através das atividades desenvolvidas



BERENICE/ CLEUSA/ LUCIA/ REJANE




Áreas do conhecimento: Artes, Escrita e Oral

Conteúdo: História em quadrinhos

Objetivo:
Desenvolver a escrita, leitura e o uso da imaginação nos alunos.

Desenvolvimento:
Iniciaremos a aula mostrando algumas figuras com diálogos feitos em quadrinhos, levaremos alguns gibis para que os alunos tenham mais contato com as historias em quadrinhos e após discutiremos o que cada um conseguiu aprender através das histórias.

Atividade:
Construção de uma história em quadrinhos com o assunto higiene pessoal.

Recurso:
Pen drive, TV, cartaz.

Avaliação:
Será feita observando a participação de todos na aula.

Referência:
SOUZA; Mauricio de. Turma da Mônica.



SOLANGE/ VALQUIRIA











CONTEÚDOS: Leitura, interpretação, escrita, arte.

OBJETIVOS:
.  Estimular a criança a conhecer o meio em que vive.
. Conhecer a importância do meio ambiente.
. Aprender sobre a limpeza dos córregos.

DESENVOLVIMENTO:
.  Leitura da reportagem do jornal.
. Slides sobre a limpeza dos córregos.
. Atividades de colagens de figuras de jornais. E desenho livre sobre o conteúdo.

RECURSOS:
. JORNAIS, ARTIGOS DE JORNAIS, TV, PEN DRIVE, FIGURAS SOBRE O ASSUNTO ETC...












FRANCIELLE/ GILMARA/ MARCOS/ ROSEMERI














*Conteúdo: Leitura, Interpretação, Escrita, Presidentes do Brasil


*Objetivos:
Perceber as mudanças ocorridas na forma de utilização da enciclopédia;
Conhecer a biografia dos presidentes do Brasil;
Desenvolver a linguagem oral;
Promover a socialização;

*Desenvolvimento:
*Levar os alunos até o laboratório.
*Realizar pesquisa em grupos sobre presidentes do Brasil, utilizando:
*1°Pesquisa enciclopédia (impressa)
*2°Pesquisa internet (on line – Wikipédia)

*Recursos:
Enciclopédia (impressa e on line).






DINA/ EDIANE/ FRANCIELE APª/ LUCILENE





KÁTIA/ LOANA/ VANESSA








Conteúdo:
Formas Geométricas.

Objetivo:
Reconhecer as formas geométricas;
Identificar as diversas formas existentes no seu dia a dia.

Desenvolvimento:
Iniciarei a aula mostrando alguns objetos comuns usados no dia a dia como bola, dado, etc., nomeando as diversas formas em seguida mostrarei como as formas geométricas estão presente ao redor usando a sala como exemplo, o quadro, as carteiras, o giz e até mesmo a própria sala. Em seguida passarei um texto informativo e algumas atividades para fixação encerrando a aula com um jogo educativo onde os alunos encaixarão cada figura geométrica no lugar correto.

Recursos:
Atividades em folha, jogo educativo.

Avaliação:
Através das atividades propostas.





ADRIANE/ JULIANA/ THAIS/ MARIA VILMA
















Conteúdo:
Poluição Tabagista


Objetivo:
Incentivar os pequenos a dizer não ao cigarro e orientar os adultos a não fumar, explicar sobre os maléficos trazidos por ele (cigarro).


Desenvolvimento:
- Dividir a sala em grupos de 4 alunos
- Criarem propagandas sobre doenças causadas pelo cigarro
- Formarem propaganda de prevenção contra tabagismo


Recursos:
Usar caneta, papel e a criatividade.