MÍDIAS IMPRESSAS NA SALA DE AULA


Impressos escolares
O livro didático tem sido seguidamente utilizado nas sociedades com educação institucionalizada. Na Europa, antes da imprensa, os alunos produziam seus próprios cadernos de textos. Com o advento da imprensa isso mudou. Os livros didáticos foram os primeiros materiais produzidos em série, apesar de considerados como mercadoria de acesso restrito às classes mais abastadas.
Os livros didáticos ganharam o status de portadores da verdade, já que expressavam o resultado das ciências e valores da sociedade. Essa concepção prosseguiu e ganhou força com o tempo, assim como a da escola como lugar preferencial de divulgação e disseminação da cultura escrita. 
No Brasil, até meados do século XX, a maior parte dos livros didáticos editados e impressos era de autores estrangeiros.
Até a década de 60 os textos escolares eram escritos em um vocabulário próximo do acadêmico. A partir da década de 70 houve a transição dos manuais para os livros didáticos, que são progressivamente adaptados às necessidades do público leitor. Com a democratização do ensino, o livro didático passa a ser distribuído nas escolas, ocupando o lugar central nos processos de ensino e aprendizagem.
No final da década de 90 o MEC criou um programa (Programa Nacional do Livro Didático) de avaliação dos livros didáticos existentes no mercado, respeitando as diversidades regionais, buscando a hegemonia da qualidade. Uma coleção só tinha continuidade no mercado se fosse revisada ou atualizada em um intervalo mínimo de três anos. Nesse sentido, a produção e comercialização de livros didáticos passou a ser um negócio de alto risco e competitividade entre diferentes editoras interessadas no mercado estatal e privado. Com isso, houve uma certa melhoria na qualidade tanto dos conteúdos – mais críticos, contextualizados, realistas e aprofundados – quanto do aspecto gráfico, técnico e didático-pedagógico.
Para Furlan (2002), o uso de revista ou de jornal pode ser objeto de trabalho dos alunos como leitura de aprofundamento, de atualização, ou mesmo como fonte de problematização de um tema de pesquisa. Muitas vezes o uso dessa fonte se faz sem que o professor estabeleça objetivos, considerando o planejamento de uma seqüência de atividades coerentes com os objetivos de aprendizagem.
Prevalece um uso espontaneísta dos materiais, como se eles dessem conta de ensinar sozinhos. Tradicionalmente, os materiais têm sido utilizados mais como fonte de informação conceitual e muito menos como meios, nos quais o fazer de alunos e professores se combinem para que o aluno possa confrontar conhecimentos, desenvolver habilidades e problematizar questões da disciplina. Os materiais podem e devem mediar a aprendizagem, pois permitem envolver os alunos em situações concretas de estudo, cuja realização implica a aprendizagem de procedimentos, valores e atitudes característicos do ofício de estudante.

Jornais
O jornal é um mosaico de informações cotidianas, um registro da história do dia-a-dia. A linguagem do jornal é rica e variada. É preciso ter um bom conhecimento da linguagem em geral e das funções da linguagem em particular, para avaliar/produzir um texto jornalístico. Sem contar a imprescindível capacidade de síntese e de objetividade.
O jornal, impresso ou na versão online, usa linguagens específicas para transmitir a informação: o texto escrito, a imagem e a disposição das informações na página e nas seções (diagramação, lugar e espaço ocupado pela notícia, caracteres tipográficos usados, cores, outros). Os jornais apresentam inúmeras possibilidades de uso didático e colocam o aluno em contato com a linguagem informativa, aproximando-o de fatos cotidianos.
A organização de um jornal propicia produção em grupo e diversificada de um instrumento de socialização, que pode oferecer ferramentas de apoio ao trabalho pedagógico do professor e informações que serão utilizadas pelos leitores.
A proposta de construção de jornais envolve o planejamento de várias etapas por parte dos alunos, muitas decisões e buscas de materiais.

A realização da proposta de construção de um jornal permite que cada grupo execute atividades diferentes ao mesmo tempo. O jornal é um excelente recurso para socializar as informações pesquisadas e coletadas ao longo do processo; cada parte do jornal ou cada texto feito é original, pois  supõe-se que seja  construído pelo aluno, a partir das informações coletadas. Fazer um jornal na escola é um trabalho interessante, envolvente, que exige organização pelo aluno da matéria obtida, domínio de diversas ferramentas (editor de textos, navegação na Internet, uso de e-mail, ferramentas de editoração do jornal, manuseio de figuras) e envolve um extenso processo de pesquisa na Internet e nos meios convencionais.

Propaganda
Encarada em seus aspectos mais negativos, a propaganda tem sido criticada por vender uma imagem de juventude e felicidade irreais, como no caso das propagandas de cigarro que anunciam seu produto, altamente prejudicial à saúde, por meio de lindos e jovens esportistas.
Crianças e adolescentes são extremamente suscetíveis ao efeito da propaganda. Como trabalhar, dentro da sala de aula, todo este universo textual que os cerca contemporaneamente?
Se o professor analisar criticamente os textos publicitários, terá um bom instrumento em mãos, para revelar com os alunos como pode ser uma fonte de conhecimento e informação, e também as artimanhas da publicidade, suas armas, qualidades e defeitos.
Um bom começo pode ser uma simples pesquisa sobre os textos que compõem as embalagens alimentícias, por exemplo. O professor pode analisar com seus alunos diversos tipos de embalagens e os textos nelas contidos; pode concluir com os seus alunos que a propaganda pode ser mentirosa e que as leis atuais prevêem punições para isso.
Tratando o tema da publicidade como gerador de situações de aprendizagem, o professor poderá, ainda, criar em classe uma pequena campanha publicitária a partir de um produto inventado pelos próprios alunos.

Enciclopédias
A palavra enciclopédia (do grego enkyklopaidea), formada por enkyklos, circular e paidéia, educação, cultura, significava, na sua origem, um sistema ou círculo completo de educação, isto é, uma formação abrangente que incluía todos os ramos do saber. Posteriormente, o termo foi usado para designar as obras que reuniam as informações necessárias a esse tipo de instrução e que apresentavam, de forma sistemática, o conteúdo das várias artes e ciências.
Aristóteles (384 a.c. - 322 a.c.) foi chamado de pai da enciclopé­dia, pois o conjunto de sua obra, que abarcou uma extensa gama de assuntos, é considerado um trabalho enciclopédico, apesar de não ter sido escrito com essa intenção. As obras com características enciclopédicas eram chama­das de dicionários.
O termo enciclopédia apareceu no séc. XVI, com a publicação, em 1559, da obra denominada Encyclopedia: Seu, Orbis Disciplinarum, Tam Sacratum Quam Prophanum Epistemon (Enciclopédia ou conhecimento do mun­do das disciplinas tanto sagradas quanto profanas), do escritor alemão Paul Scalich (1534-1573).
No início, as enciclopédias eram antologias que reuniam um número variado de temas, organizados de maneira sistemática (em grandes assuntos). Essa organiza­ção sempre variava de obra para obra, pois não havia concordância quanto à melhor forma de ordenar logicamente o conhecimento.
A concepção estético-formal da enciclopédia foi se consolidando ao longo do tempo e, atualmente, apresenta-se como uma obra em vários volumes, abrangendo todos os assuntos, organizados em verbetes por ordem alfabética, escritos por especialistas de renome, incluindo ilustrações, mapas, gráficos e outros recursos visuais, e publicada por instituições de reconhecida competência.
Com a Internet, a idéia de enciclopédia como algo fixo, trazendo conceitos se amplia, pois os conceitos passam a ser interligados, inclusive permitindo sua ampliação pelos usuários, como é o caso da Wikipédia.


Livros Didáticos e Paradidáticos
O livro didático, normalmente, é o material mais freqüente no cotidiano escolar do aluno. Esse tipo de livro deve ser fonte atualizada de informações, conter textos de boa qualidade e propor atividades interessantes que facilitem a articulação do seu conteúdo ao conhecimento do aluno.
Embora os livros, em sua maioria, tenham sido pensados pelos autores para serem usados como sequência de conteúdos, o professor tem autonomia e liberdade de planejar o seu trabalho a partir dos recortes necessários à sua turma de alunos.
Para Furlan (2002), os livros paradidáticos vêm sendo cada vez mais utilizados nas escolas, pois cumprem o papel de aprofundamento conceitual que o livro didático muitas vezes não consegue alcançar. Existem coleções paradidáticas para todas as etapas da escolaridade, que se prestam para o desenvolvimento de trabalho com projetos. A leitura, as resenhas e os fichamentos têm sido os procedimentos mais difundidos em relação a esses materiais. Algumas coleções paradidáticas têm sido adotadas como substitutivo do livro didático, mas isso na escola pública é mais difícil, dada a falta de acesso a elas.
Essas coleções possibilitam a abordagem temática de conteúdos de diversas disciplinas e, muitas vezes, veiculam atualidades.

Histórias em quadrinhos
A história em quadrinhos é um gênero de literatura, ao mesmo tempo, icônica e verbal, que contém uma arte de narrativa em imagem acessível mesmo a pessoas que não sabem ler. Seu público abrange tanto crianças como adolescentes e adultos de diferentes níveis socioeconômicos e educacionais. Configura um campo iconográfico rico e vasto.
Os quadrinhos abrangem a invenção de uma história, seu tratamento, sua estruturação e sua organização em vinhetas, a invenção dos diálogos, a caracterização física e moral dos personagens e outros fatores que divertem os alunos e mantêm seu interesse ao ponto de trabalharem sozinhos . A história em quadrinhos permite utilizar diversos recursos, como textos, figuras, onomatopéias, sons, imagens, possibilitando ao autor e ao leitor usufruir desses recursos.
O professor pode enriquecer o trabalho de leitura e escrita de seus alunos, a partir de uma narrativa em quadrinhos. Pode levar os alunos a transformar imagens visuais em textos verbais, por exemplo.
Para Freire (2002, p. 311), “as imagens podem ser variadas, dependendo dos personagens que o autor cria. Os textos, por sua vez, quase sempre complementam as imagens e, via de regra, servem para estabelecer diálogos entre os personagens; mostrar o que um determinado personagem está pensando; introduzir e/ou acompanhar o desenrolar da trama da história, indicando a presença de um narrador; produzir onomatopéias, sons ou ruídos.”
Nas HQ, as crianças conseguem deduzir o significado da história mesmo não sendo capazes de ler, porque, observando a imagem, entendem a mensagem e/ou o conteúdo abordado. Por estes motivos, a utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula pode proporcionar, além de facilidades à compreensão de conteúdos, o desenvolvimento da criatividade dos alunos, pois as apresentações em figuras são mais interativas.
Todo o trabalho de leitura e de análise das HQ deve culminar na realização dos próprios quadrinhos. Isso é um processo complexo (a invenção do argumento, a sua sequenciação, a elaboração do roteiro, o planejamento, a definição dos personagens, os sucessivos passos da realização gráfica, entre outros), a ser realizado em grupo, que sempre deve finalizar com a publicação dos trabalhos resultantes, elaborando revistas escolares específicas e difundindo-as no ambiente escola.

Cordel
A literatura de cordel é uma historia em forma de poema, apresentada em pequenos folhetos literários pendurados em um cordel (varal de barbante) para venda em feiras e mercados populares por todo o país. O tema apresentado é sempre de interesse popular e a ilustração da capa em xilogravura, muitas vezes feita pelos próprios poetas.
São livros impressos artesanalmente e ilustrados , às vezes, pelo próprio autor, que os vende também em romarias e outros locais públicos. O cordel aborda muitos temas: romances, contos fantásticos , histórias de animais, peripécias e diabruras; fatos acontecidos como enchentes e secas; críticas e sátiras; figuras nacionais ou tipos regionais; cantorias e pelejas.
O cordel, a  partir de 32 páginas, recebe o nome de romance e, com 64, vira livro de história. Já na estrutu­ra, o cordel pode ser dividido em quintilha (cinco versos), sextilha (seis versos), setilha (sete versos), quadrão (oito versos) e décima ou martelo (dez versos).
Os motes dos cordéis são classificados como: desa­fios ou pelejas; religião, ritos e exemplos; banditismo; história e fatos reais; amor e aventuras; humorismo e sátira.
Baseada nesta formatação, muita gente con­funde cordel com poesia matuta. As diferenças estão na linguagem, na métrica e na temática. Desde os primórdios a temática do cordel se prende a ciclos, como o do cangaço, do boi, da peleja, do ABC, do romance. Já a poesia matuta, não. É muito mais livre.
É possível criar livros de cordel com seus alunos. Os próprios folhetos permitem verificar como é fácil produzi-los artesanalmente. Repare na técnica das ilustrações: são em preto-e-branco, em xilogravura – que consiste na confecção de matrizes em tacos de madeira esculpidos. A feitura de livros artesanais é um bom começo para gerar condições, na comunidade, à produção e circulação de textos.
O uso didático da literatura de cordel permite: promover uma aproximação com a cultura popular nordestina; estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade; incentivar a sociabilidade entre crianças de meios diferentes através da construção conjunta de uma feira de artes virtual; valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares.

Revistas (Impressas e Online)
Um recurso importante para os projetos dos alunos está disponível em jornais e revistas online. Com a Internet, os alunos podem ter acesso a fontes de notícias em tempo real, com grupos de discussão de notícias ou páginas da Web configuradas para seguir eventos atuais. Esses materiais fornecem uma excelente oportunidade para eles compararem versões diferentes de matérias jornalísticas e examinarem como as notícias podem ser tendenciosas ou que tipo de matérias são consideradas de valor jornalístico.
As notícias na Internet podem ser facilmente utilizadas para acompanhar uma matéria por períodos mais ou menos longos. Por exemplo, os alunos podem examinar como uma eleição é informada em dois jornais diferentes. Alguns jornais e revistas oferecem arquivos de matérias jornalísticas do passado.


Mapas
A leitura espacial é uma aprendizagem particularmente enfatizada na  Geografia.  Todas as pessoas têm noções espaciais, mas a Geografia em particular é a ciência que sistematiza os procedimentos de leitura e escrita da linguagem cartográfica. A cartografia é um meio de registro e transmissão de informação. A cartografia escolar, segundo Furlan (2002), além de constituir um recurso visual muito utilizado, oferece aos professores a possibilidade de trabalhar em três níveis: localização e análise, correlação e síntese.

Site com mapas online
Localização e análise – Quando se trata um fenômeno em particular e procura-se lê-lo espacialmente.  Por exemplo, a distribuição das chuvas no Brasil, a ocorrência de florestas tropicais, os tipos de solos, as regiões mais populosas;

Correlação - São muitas as situações em que os professores podem combinar duas cartas de análise para correlacionar dois ou mais fatos. Por exemplo, a ocorrência de florestas tropicais e a distribuição das chuvas no Brasil;

Síntese - Ao se reunir vários mapas de análise, está se realizando uma síntese. Por exemplo, o professor pode juntar os mapas de chuva no Brasil,  de florestas tropicais e de população para discutir os problemas do desmatamento ou da erosão dos solos.

O Atlas, em geral, contém mapas analíticos que devem ser trabalhados nos três níveis.  É fundamental, no entanto, que o professor inicie as crianças desde pequenas nos primeiros passos da alfabetização cartográfica.  A partir dos mapas, o aluno pode empreender a leitura  da linguagem utilizada em sua construção. Aproveitando o interesse natural dos alunos, pode-se chegar à utilização do Atlas, depois de trabalhar com mapas avulsos e mapas disponíveis na Internet. Nesse processo, podem-se utilizar inúmeros recursos visuais, desenhos, fotos, maquetes, plantas, imagens de satélite, figuras, tabelas, jogos e representações feitas por crianças ou adolescentes, acostumando o aluno com a linguagem visual.
Mapas no Google  Earth
Na sala de aula, a professora ex­plica os diferentes tipos de ocupa­ção ao longo do território brasileiro. Fala sobre as grandes cidades da região Sudeste e as compara com as fazendas mecanizadas da região Centro-Oeste. Com os olhos arregalados e o queixo caído, os alunos mal pis­cam: não querem perder os detalhes das imagens captadas por sa­télite que são projetadas no telão e permitem um verdadeiro vôo so­bre o Brasil, incluindo um passeio dentro da Floresta Amazônica que arranca exclamações.
A cena é possível numa aula experimen­tal com o Google Earth (http://earth.google.com/), banco de imagens aéreas que virou ma­nia. Com o serviço, é possível visua­lizar qualquer ponto do globo ter­restre com um alto nível de reso­lução. Em algumas cidades, como Cambridge, dá para ver detalhes como as linhas desenhadas no chão de uma quadra de tênis. Nas comunidades virtuais os usuários lançam desafios entre si, como encontrar um vulcão em erupção na Ásia ou, num determinado bairro de São Paulo, um jardim em forma de estrela.
O ser­viço permite descobrir o caminho que precisaria fazer para ir a um endereço. Pode-se fazer o trajeto do deslocamento a partir das informações do satélite.
O uso do Google Earth pode esti­mular os professores a trabalhar mais com imagens captadas por satélite: com imagens antigas e recen­tes é possível mostrar o cresci­mento da mancha urbana ou o desmatamento causado por quei­madas, por exemplo. O serviço é útil em viagens, pois conta com dispositivos que per­mitem destacar sobre o mapa locais específicos, como restauran­tes, pontos turísticos e hotéis.
identificação de novas fontes de leitura e a construção de sínteses de temas locais estudados podem ser fundamentais como forma de documentação de lugares, muitos dos quais sem registro cartográfico. A produção de mapas e croquis pode ser o único recurso acessível à escola, uma vez que os produtos cartográficos oficiais são caros e raros.  Essa produção pode ser temática, partir de um assunto da turma de alunos e ser tema de projetos coletivos.
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e3_assuntos.html